Dentro do Fórum Social Temático (FST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza a Oficina ‘Memória, verdade, justiça e reparação: a visão dos trabalhadores’, organizada pela sua Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e Centro de Documentação e Memória Sindical (CEDOC/CUT), dia 22 de janeiro.
Durante a oficina será lançado o Relatório da Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da CUT, que traz casos de graves violações de direitos humanos contra os trabalhadores durante a ditadura militar, relata as suas atividades e publica artigos de especialistas que tratam das várias formas violações cometidas pelos militares entre 1964 e 1985.
Também será lançado o livro O golpe militar contra os trabalhadores e as trabalhadoras. Sindicalistas mortos e desaparecidos durante a ditadura militar e a transição civil no Brasil: 1964-1988. Esse levantamento foi feito a partir do livro Direito à verdade e à memória, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, de pesquisas publicadas sobre trabalhadores mortos no campo e pesquisas no acervo do CEDOC CUT.
As inscrições para participação no FST podem ser feitas até a abertura do evento.
Contato
Centro de Documentação e Memória Sindical (CEDOC CUT)
amarques@cut.org.br
www.cut.org.br /CUT Brasil /CUT Nacional