VII Fórum Social Mundial das Migrações

VII Fórum Social Mundial das Migrações acontecerá de 07 a 10 de Julho em São Paulo

fsmm

O nascimento do Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM) em 2004 teve longa gestação. Seus antecedentes estão alicerçados desde 2001 no Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre, organizado por iniciativas de movimentos sociais, organizações não governamentais, sociedade civil, ativistas, acadêmicos, pastorais sociais e outros grupos. Partindo da frase “Um outro mundo é possível!”, percebeu-se a necessidade de uma articulação social descentralizada e independente a Estados e Organizações Internacionais, defendendo a vida dos mais vulneráveis a partir dos princípios de diversidade e horizontalidade, em comum aversão à estrutura neoliberal que aprofunda cada vez mais o desequilíbrio socioeconômico mundial extremamente excludente.

Tendo em vista algumas condições específicas de vulnerabilidade, pensou-se nas barreiras jurídicas e sociais encontradas pelos migrantes ao se deslocarem, fazendo emergir com mais força a necessidade de voltar as atenções internacionais para a questão migratória e resultando na criação do Fórum Social Mundial das Migrações, com debates nas dimensões econômica, política, social, de gênero, cultural e de mobilidade.

Portanto, este Fórum parte da premissa de consolidar uma “globalização da solidariedade” acerca da questão migratória mundial por meio de análises coletivas, discussões temáticas e ação popular em larga escala.

No contexto regional da América Latina, o Brasil se coloca como principal país a receber os novos fluxos migratórios e consideramos que as decisões a respeito das políticas a serem adotadas pelo Brasil terão consequências diretas nos principais países da região latino-americana. Assim, a realização do VII Fórum Social Mundial das Migrações em São Paulo é de fundamental importância para a inserção de um novo paradigma para as políticas migratórias locais, nacionais e continentais.

Para saber mais , entre no site do FSMM2016: http://www.fsmm2016.org/index.php/pt-br/ e acompanhe a pagina do FSMM no facebook : https://www.facebook.com/fsmm2016/?fref=photo
fssm2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =