Na última quinta-feira, 5 de janeiro, as organizações e movimentos sociais envolvidos na preparação do Fórum Social das Resistências realizaram a penúltima plenária de organização antes do evento.
O encontro contou com a presença de representantes de diferentes movimentos, como o Coletivo a Cidade que Queremos, SoyLocoPorTi, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), a Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop, Instituto Parrhesia, Fórum Mundial de Educação, entre outros. (Confira todas as organizações e movimentos presentes no relato de memória do encontro).
O encontrou seguiu as dinâmicas de debates e construções coletivas acerca de questões como mobilização, infraestrutura e programação do Fórum Social das Resistências.
Mobilização
Com relação a mobilização, os principais canais são o site oficial e as redes sociais. O pessoal da comunicação solicitou as organizações e entidades que destacassem um profissional para potencializar a rede de comunicação, especialmente no que diz respeito a criação de conteúdo. Como já havia sido acordado, as inscrições para quem quiser participar da Cobertura Colaborativa do evento já estão abertas, basta encaminhar e-mail para comunica.fsmt@gmail.com com seu interesse! No dia 12 de janeiro, antes da última Plenária de Organização, será realizada uma Oficina de Comunicação Colaborativa.
Inscrições
As inscrições seguem abertas através do site. Ficou acordado que da tava de R$ 20,00 da inscrição, R$ 6,00 será convertido em moeda social e devolvido aos participantes para que possam usá-lo na Feira de Economia Solidária ou nos empreendimento cadastrados pelo FSResistências2017. Devido a limitações do site de pagamento, inscrições de estrangeiros deverão ser realizadas presencialmente no credenciamento a partir do dia 17 de janeiro.
Infraestrutura
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre já liberou a utilização do Parque Farroupilha, ao redor do Espelho D’água. Neste espaço, temos previstas tendas dos Povos de Matriz Africana, do Festival de Cultura das Resistências, da Central Unica de Trabalhadores, da Central de Trabalhadores Brasileiros, uma do PAD,ABONG e CESE, da CEBRAPAZ, entre outras.
O Auditório Araújo Viana foi liberado para utilização do FSdasResistências, no entanto, sem equipamentos, segurança, limpeza e bombeiros. Essa infraestrutura custa um valor alto do qual o Fórum Social das Resistências não dispõem. O Comitê Local de Organização solicitou à Prefeitura a garantia do auditório com esta infraestrutura inclusa, e aguarda retorno.
Outros espaços como Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, auditórios de sindicatos como Simpa e Sindbancários também estão reservados para as atividades do Fórum Social das Resistências.
Programação
No dia 17 de janeiro, a MARCHA PELOS DIREITOS DOS POVOS E DO PLANETA sairá às 17h do Largo Glênio Peres e seguirá pela Av. Borges de Medeiros, Viaduto da Ponte de Pedra e encerra no Largo Zumbi dos Palmares. Alguns coletivos irão organizar atividades culturais no encerramento da marcha. Caso não haja possibilidade de encerramento conforme combinado, o ponto de referência de reaglutinação é o Parque da Redenção.
Para as mesas que irão debater a análise de conjuntura internacional e da América Latina, foram levantados alguns nomes de representações que poderiam estar presentes nestas atividades e, até a próxima plenária, no dia 12 de janeiro, será possível ter um retorno da disponibilidade de cada uma dessas representações.
Temos previstas, até o momento, as seguintes Assembleias dos Povos e Movimentos em Resistências, que serão realizadas no dia 19 de janeiro pela manhã:
::: Cultura e Comunicação :::
::: Resistências Urbanas :::
::: Direitos Humanos :::
::: Defesa dos Serviços Públicos e Servidores :::
::: Defesa do SUS :::
::: Velhos e Novos Sistemas de Resistências Econômicas :::
::: Tribunal dos Povos de Matriz Africana :::
::: Educação Popular :::
::: Juventude (Ocupações) :::
::: Resistências Internacionais :::
Feira de Economia Solidária
As inscrições para quem deseja expor seus produtos acontece através do site, na mesma ficha de inscrição de participante. A questão de alimentação está em discussão com a SMIC. Como já havia sido acordado em outras plenárias, haverá a utilização do e-dinheiro através do aplicativo Grão. No dia 11 de janeiro será realizada uma oficina sobre a utilização desta ferramenta, às 14h, no CAMP (Praça Parobé, 130 – 9º andar) e no dia 12 de janeiro, quinta-feira, às 14h, será realizado mais um encontro de organização da Feira, no Fórum de Economia Solidária (Rua Vigário José Inácio, 303).
Confira o relato completo da Plenária do dia 12 de janeiro aqui.