MEMÓRIA DA PLENÁRIA DO COMITÊ ORGANIZADOR DO FÓRUM SOCIAL PORTO ALEGRE – 15 ANOS
20maio2015 – 18hs – Sala Dep. Adão Pretto
Assembleia Legislativa
I – Avaliação do Seminário de Metodologia e Organização 09maio2015
A avaliação geral foi no sentido de que o seminário foi muito positivo e a síntese principal é que está num momento propício para discutir o próprio processo do FSM, resgatando a memória, avaliando o processo e discutindo novas perspectivas. O seminário acumulou para as a necessidade do aprofundamento das reflexões sobre a conjuntura e a relação entre as organizações e os movimentos sociais neste momento histórico.
O desafio é que é preciso inovar. Nestes 15 anos de FSM as lutas e conquistas sociais avançaram, mas, em contrapartida, o capitalismo reagiu e tem pressionado os governos progressistas. Por outro lado, as discussões sociais se dão por outra dinâmica, devido principalmente à internet, neste novo processo a juventude se organiza de forma diferente. A sociedade civil tem se democratizado cada vez mais enquanto os Estados estão cada vez mais em disputa. A conjuntura internacional demanda uma retomada da discussão coletiva sobre a democracia contemporânea. Há uma demanda em descentralizar o processo FSM levando-o para as periferias do brasil e do mundo. O evento em janeiro poderá se tornar um momento propício e precioso para se discutir, mais do que o papel das lutas sociais mas o desafio de como articulá-las entre si.
II – Nome e Logo do Evento
A denominação do nome dos eventos do FSM não mundiais em Porto Alegre sempre trouxeram muita discussão e controvérsia. Apesar das divergências, o esforço coletivo está sendo no sentido de manter a identidade política do FSM nas atividades em Porto Alegre sem, no entanto, gerar qualquer confusão para as organizações e movimentos sobre o seu caráter temático e não mundial. Está claro para todos que o FSM2016 será no Canadá e nosso evento é uma etapa preparatória pela ele. No entanto, o tema do Fórum Social Temático é o balanço dos 15 anos do processo do FSM, portanto, o nome do FSM deveria estar na logo do evento sem gerar qualquer dúvida de que a edição Mundial será no Canadá. Como a imagem materializa o conceito político definido, o encaminhamento dado foi no sentido de que serão produzidas algumas propostas de logomarcas para discussão na próxima Plenária.
III – DESCENTRALIZAÇÃO
Foram apontadas algumas estratégias para concretizar a proposta de descentralizar o Fórum Social de Porto Alegre: focar na mobilização da juventude (semana do Hip-Hop), nas comunidades periféricas, contar com o apoio dos conselheiros do orçamento participativo (sem institucionalizar o processo) e de suas estratégias de mobilização e articulação. Ressaltando que a descentralização é um processo, não apenas troca de lugares. As pautas da periferia têm que vir para a discussão do “centro” do Fórum Social, assim com as discussões de centro tem que chegar nas periferias.
Encaminhamento:
Em junho publicar um manifesto com a metodologia do Fórum Social Porto Alegre 15 Anos, com algumas perguntas-roteiro indicando como cada grupos ou segmento poderá participar do processo preparatório do Fórum Social. Sugerir que as atividades preparatórias se concentrem entre agosto e novembro de 2015 e que os informes dos debates sejam encaminhados ao Comitê Organizador em dezembro. A proposta é incentivar que esta edição do FSTemático de Porto Alegre é para um balanço do processo do FSM, assim, no próprio evento haverá uma metodologia para que a produção seja apresentada e discutida.
IV – Memória
A discussão sobre a memória do FSM aconteceu em diversos momentos da Plenária e alguns encaminhamentos foram combinados:
Encaminhamentos:
- Artistas serão convidados a produzirem suas artes com o tema da memória do FSM15anos.
- GT de Memória começará a se reunir para articular e mobilizar um movimento de resgate coletivo da memória do FSM convidando a tod@s para tragam materiais para o acervo coletivo.
V – Agenda
Próxima Plenária 27/05, 17h – 19h, na ALERGS