A secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação convida sua rede a fazer um balanço dos 15 anos Fórum Social Mundial e sua ralação com a Educação. Confira abaixo o documento base do debate.
Participe!
__________________________________________________________________________________
A Secretaria Executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação (FME)1 tem satisfação em entrar em contato com vocês, pois junt@s temos atuado na defesa do direito à educação e na construção de “um outro mundo possível”.
Em janeiro de 2016 será realizado o Fórum Social Mundial Temático Porto Alegre-15 anos. Estamos fazendo contato com o objetivo de, por meio de um processo coletivo, realizarmos um balanço das propostas altermundistas que surgiram no ano de 2001. Acreditamos que o FSM e o FME constituíram espaços de debate de propostas alternativas ao neoliberalismo, processo que contemplou a construção de ações conjuntas em escala planetária, tornando possível interligar e tornar visíveis as lutas sociais, tendo como propósito reforçar a luta comum contra o neoliberalismo e, de maneira geral, contra a globalização.
Nesse contexto o FME, tendo por referência os princípios da Educação Popular, procura dar visibilidade e lutar pelo direito humano à educação transformadora, um componente substantivo nas lutas por um outro mundo possível. O FME tem sido uma rede permanente de mobilização mundial em defesa da educação pública de qualidade social para todos e todas, e que tem trabalhado para: a) A universalização do direito à educação pública; b) Difundir uma concepção emancipadora da educação que respeite a convivência com as diferenças e as semelhanças; c) Garantir o acesso à educação e ao uso das riquezas socialmente produzidas; d) Promover o controle social do financiamento da educação e a desmercantilização da mesma; e) Exigir dos governos e organismos internacionais o investimento na educação, como prioridade.
Dessa forma, a SE do CI do FME convida todas as organizações que fizeram parte deste processo durante os últimos quinze anos a realizarem uma reflexão sobre as ações desenvolvidas neste período, especialmente em relação ao seguinte:
1. 1. Do ponto de vista da reconstrução da utopia de outra educação para um outro mundo possível, quais tem sido as principais contribuições que o FME trouxe para sua organização, movimentos sociais ou setor?
2. 2. Do ponto de vista das articulações com outras organizações, movimentos ou setores que atuam na defesa do direito à educação, os processos do FME têm contribuído para ampliar as lutas na perspectiva da transformação da educação?
3. 3. O que poderia ser feito para o fortalecimento e consolidação do FME e qual seria o compromisso de sua organização?
4. 4. Como fortalecer o movimento pelo direito humano à educação transformadora?
Esperamos as contribuições de todos/as e reafirmamos a importância de nos reencontrarmos no Fórum Mundial Temático que acontecerá em Porto Alegre de 19 a 23 de janeiro de 2016.
Sigamos, juntos/as, lutando por uma outra educação, que faça com que um outro mundo seja possível.
Secretaria Executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação.
secifme@forummundialeducacao.
http://www.
http://almanaquefme.org
1
A SE CI FME está composta atualmente por : Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSOFLACSO) -coordenação; Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores de Educação – Intersindical – STEs-i (Estado Espanhol); Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL; Consultores Orientadores de Formação em Rede – COFIR (Itália); Fundação SES (Argentina); Instituto Paulo Freire – IPF (Brasil); Viva a Cidadania (Colômbia), com o apoio de Caordia – Colômbia.