Território Sem Fronteiras no FST2016

O território sem fronteiras estará na casa de cultura Mário Quintana durante o FST2016

O território sem fronteiras estará na casa de cultura Mário Quintana durante o FST2016

O Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada e a #UPMSCultura apresentam, de 19 a 23 de janeiro, o Território Sem Fronteiras. O território, que já fez parte dos Fóruns Sociais de 2010 – Canoas, e 2012 – São Leopoldo, chega agora a Porto Alegre, no ano em que o Fórum Social Mundial completa 15 anos. A programação ocorrerá na Casa de Cultura Mario Quintana.

 

A articulação do terceiro encontro Sem Fronteiras, no Fórum Social Mundial, tem como objetivo traçar novos caminhos. A programação foi construída com a contribuição dos participantes, suas tecnologias sociais e metodologias de trabalho para construção de identidade, ação cultural e possibilidades de intercâmbio.

A proposta surgiu na reunião da #UPMSCultura, no Rio de Janeiro em 2015, com uma programação articulada de forma horizontal com representantes dos movimentos populares em seus tempos e saberes. Na perspectiva da ecologia de saberes, de Boaventura de Sousa Santos, e da práxis e ação cultural de Paulo Freire, o Território Sem Fronteiras busca fomentar a diversidade cultural e outras pautas de resistência e luta dos movimentos sociais.

 

Instituto Trocando Ideia

Desde 2004, o Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada, tem facilitado intercâmbios nacionais e internacionais durante as edições dos Fóruns Sociais. Em 2015, assinou termo de Cooperação com o CES – Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, para realização das edições da Universidade Popular dos Movimentos Sociais – UPMS Cultura, que contará com mais um encontro durante a programação do Território Sem Fronteiras.

Território Sem Fronteiras

Em 2010 o Território Sem Fronteiras foi realizado no Fórum Social Mundial, em Canoas. A programação contou com o Encontro Latino-americano de HIP HOP, a participação de MC’s estadunidenses que visitaram o movimento de ocupação Luta pela Moradia, e dividiram o palco com o grupo de RAP, Racionais MC’s.

Em 2012, o Sem Fronteiras esteve na cidade de São Leopoldo e realizou o lançamento da Ópera RAP Global, com o professor Boaventura de Sousa Santos, a organização da cobertura colaborativa de São Leopoldo do Fórum Social Mundial e o show do grupo BRÔ MC’s, grupo de RAP indígena do Mato Grosso do Sul.

Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é uma importante novidade no cenário internacional por sua capacidade de articulação de inúmeras matizes da luta anti-capitalista, seu caráter auto-gestionário, pela radicalidade de suas propostas políticas, sociais, econômicas e ambientais, e por sua metodologia radicalmente participativa e horizontal. Tem contribuído na reconstrução de uma referência utópica para milhões de pessoas que lutam contra o pensamento hegemônico de que não há possibilidades reais de um outro mundo fora das dinâmicas e imposições do mercado capitalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =