Participam militantes de movimentos sociais e gestores de políticas públicas relacionadas à Educação Popular
A atividade é uma proposta coletiva construída pela Rede de Educação Cidadã (Recid), Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), Comitê Territorial de Educação Integral, Pontos de Cultura, Coletivo Jovem do Meio Ambiente, Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos, Centro Nacional de Formação em Economia Solidária, Rede ODS, Grupo de Trabalho de Processos Formativos e Educativos do Governo Federal e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e ocorrerá no dia 20 de janeiro, no território do fórum, das 9h às 18h.
Motivados pela alegria, poesia, músicas e a partir da concepção das políticas públicas como espaços educadores, representantes dos movimentos sociais e populares, de fóruns e redes, sujeitos das políticas/programas governamentais, partilharão as experiências vivenciadas e formularão consensos sobre prioridades políticas, tecnologias sociais, articulação de segmentos sociais a partir dos territórios e como estratégia do Brasil, na pátria educadora.
A atividade usará o referencial teórico metodológico da educação popular e será orientada por algumas questões geradoras, quais sejam:
- A partir do cotidiano do sujeito, das comunidades, a política pública, os programas sociais, fomentam o protagonismo popular, transformam a realidade?
- Percebe-se os princípios da educação popular presente na proposta da política/programa?
- Quais os maiores desafios enfrentados?
Dividida em dois momentos, pela manhã, representantes dos movimentos sociais e populares, de redes, fóruns, estarão debatendo a partir do cotidiano destes e de questões geradoras, onde cada pessoa terá cinco minutos para fazer seu relato, sua reflexão e considerações em torno da temática. Pela tarde, gestores, representantes dos ministérios que compõe o GT dos processos formativos e educativos, presentes na atividade, estabelecerão um diálogo com os participantes a partir das reflexões trazidas pela manhã e em diálogo com as políticas que trazem como referencial a educação popular. O diálogo final buscará apontar as prioridades políticas no campo da educação popular para o governo brasileiro.
Objetivos:
- Partilhar experiências de políticas públicas que o governo brasileiro vem desenvolvendo a partir da concepção prático-teórica e da metodologia da educação popular, que articula os diferentes saberes e práticas, as dimensões da cultura, dos direitos humanos, da educação escolar e não escolar, no compromisso com o diálogo e com o protagonismo da sociedade nas transformações sociais.
- Refletir em torno das políticas públicas no sentido de que devem assumir um papel formador, uma prática cidadã na perspectiva de melhorar a vida das pessoas e servir para formulação de consensos sobre prioridades políticas, tecnologias sociais, articulação de segmentos sociais a partir dos territórios e como estratégia do Brasil, na pátria educadora.
Responsáveis:
Vera Lucia Lourido Barreto – (61) 9645-4813 – vera.barreto@presidencia.gov.br
Kathia Dudik – kathiadudyk@flacso.org.br
Osvaldo Bonetti – (61) 9655-8545 – osvaldo.bonetti@saude.gov.br
Carla Dozzi – (61) 9625-5526 – carla.dozzi@minc.gov.br