O Movimento Nación Pachamama apresenta a atividade Nación Pachamama e o Bem Viver, com os participantes Cristal Obelar e Melusina Iriarte.
A oficina propõe apresentar a Nación Pachamama, um sonho e delírio grupal que, inspirada pelo Movimento Mística Andina, tem suas bases na visão dos povos antigos originários da humanidade, em especial dos Q’eros (que vivem no altiplano andino, no Peru), e que se encontra vivo junto ao coração de todos os homens e mulheres sensíveis desse planeta.
Promove um dos mais antigos paradigmas: “paradigma comunitario de la cultura de la vida para vivir bien”, e sustenta um modo de vida que reflete uma prática diária de respeito, harmonia e equilíbrio com tudo o que existe, percebendo que tudo na vida está interligado, interdependente e inter-relacionado.
Ao se falar de bem viver, faz-se referência a toda à comunidade; não se trata do tradicional bem comum idealizado pela mente que reduz ou limita a visão a sociedade humana. Engloba a consciência Pachamama, ou seja, os rios, os mares, animais, homens, mulheres, montanhas etc.
Embora com nomes diferentes, de acordo com cada linguagem, contexto e forma de relacionamento, os povos originários denotam profundo respeito por tudo o que existe, por todas as formas de vida abaixo e acima do solo que pisamos. Alguns a chamam de Mãe Terra, outros, como os irmãos da Amazônia, de Madre Selva.
Em 22 de abril de 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) abraçou a iniciativa da delegação boliviana e declarou este dia como o Dia Internacional da Mãe Terra, lançando uma nova consciência de que não vivemos somente em um planeta, mas sim em um organismo vivo ou “Casa Comum”, como pronunciado pelo Papa Francisco, em sua encíclica de 2015.
Assim, abriu-se uma porta para difusão de uma consciência que vê o planeta como uma comunidade viva e não somente como um espaço que provê matéria prima e recursos. O próximo passo será promulgar a Declaração dos Direitos da Mãe Terra e torná-lo vinculativo. A Nación Pachamama, essa utopia em ação, nasceu e nutre-se desse intento coletivo de mobilizar a consciência humana, individualmente e da humanidade, para mudar hábitos e seu vínculo íntimo e emocional com Pachamama.
Responsável: Cristal Obelar – cristalobelar@gmail.com (51)93031083