Rede Antirracista Quilombação denuncia genocídio da juventude negra

Uma roda de conversa chamada RACISMO ESTRUTURAL E PERIFERIA – A DEMOCRACIA NÃO CHEGOU NA PERIFERIA”, dia 20 de janeiro, às 10 horas, é uma atividade da Rede Antirracista Quilombação que tem como objetivo debater o genocídio da juventude negra no Brasil, coordenado pela Comissão Política da Rede Quilombação composta por Dennis de Oliveira, Tatiana Oliveira, Marcelo Cavanha, José Antonio, Télia Lopes e Carlos Guterrez. Aos presentes, será distribuído material produzido pela Rede.

O fato demonstrado pelos índices constantes no Mapa da Violência do Brasil em que constata o aumento de mais de 30% dos homicídios praticados contra jovens negros e negras em contraposição a queda no número de jovens brancos assassinados. A situação chamou a atenção da Anistia Internacional que lançou a campanha Jovem Negro Vivo, foi tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Deputados neste ano, presidida pelo deputado federal Reginaldo Lopes(PT/MG) e tem sido bandeira na esmagadora maioria das manifestações do movimento negro nos últimos anos.

O genocídio da juventude negra é a face mais brutal de um processo histórico do país que construiu o modelo de capitalismo baseado na exclusão da população negra por conta da abolição inacabada de 1888 e estruturou a sociedade sob um Estado que tem como base três pilares: a concentração de renda e patrimônio, a concepção restrita de cidadania e a violência como prática política central.

Documento da Escola Superior de Guerra de 1988 aponta o extermínio das populações periféricas como medida estratégica para garantir a “estabilidade social” do país. Ressalte que este documento é produzido já no período democrático, logo após a promulgação da Constituição e pouco antes das primeiras eleições presidenciais após a redemocratização.

 

Contatos:

Dennis de Oliveira – email dennisol@usp.br – Tel: (11) 999650004

Tatiana Oliveira – email tatimidia@yahoo.com.br – Tel: (11) 979722014

Página da Rede Quilombação:

http://quilombacao.wordpress.com

Facebook: https://www.facebook.com/ColetivoQuilombacao/?ref=hl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =