Oficina de Zine: Corporalidades, Estéticas de Gênero e Classe social

A Oficina de Zine: classe social, corporalidades e estética de gênero G8-Generalizando/SAJU/UFRGS

Dia 22 de janeiro
Local: Território do Fórum: Escola Técnica Parobé – Sala 6

A oficina se propõe a facilitar um exercício de (re)corte, colagem e montagem e  escrita, a fim de incentivar discussões e questionamentos sobre padrões estético-corporais instituídos sócio-historicamente em nossa sociedade. (Re)pensando modos de existência na sociedade de classe e potencializando forças ético-políticas. O Zine, enquanto metodologia, propõe-se a construção de um material que reproduzido e distribuído, se torna acessível a outros sujeitos na possibilidade de fazer novas conexões, reivindicações, trocas e afetos.

O apassivamento da luta de classes, bem como o avanço do conservadorismo explicitam a necessidade de enfrentamento das relações das opressões sofridas por grupos raciais, étnicos e de dissidências sexuais e de gênero, em conexão com a estrutura do capitalismo fetichizado. A produção das relações materiais agencia subjetividades e discursos sobre a estética, o corpo e a sexualidade, que aprisionam, mutilam e segregam sujeitos.

Portanto, a luta contra todas as formas de opressão necessita fundamentar-se naquilo que afeta todos e todas: a exploração da força de trabalho da classe trabalhadora pelos capitalistas. Tal sistema é atravessado e também engendra produções e reproduções de relações sociais como o machismo, o racismo, o etnocentrismo, a homo-lesbo-trans-bi-fobia, o capacitismo entre outras.

Entendendo estes marcadores como passíveis de múltiplas marginalizações pelo sistema vigente, apontamos para a importância de uma luta que objetiva a emancipação frente a este. Assim, buscamos propor um diálogo que potencialize reflexões sobre como  essas questões atravessam a luta de classe, materializando diferentes experiências sociais em uma de perspectiva da diversidade de corpos (im)possíveis.

 

Contato:

Gabriel Ignácio – (51) 97504784 – gbsignacio@gmail.com

Gabriela Dutra Cristiano – (51) 97088108 – gabrieladutrac@hotmail.com

Helo BM – (51) 93430817- helobm@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 8 =