Palestra do sociólogo abriu Fórum Mundial de Educação Popular, que segue por três dias na cidade de Porto Alegre
Apontando para a crônica separação entre universidades e o conhecimento produzido pelas classes populares, o sociólogo português Boaventura Souza Santos, da Universidade de Coimbra, abriu o Fórum Mundial de Educação Popular neste domingo, em Porto Alegre, alertando que tudo precisará ser refeito nessa área. Precisamos desaprender as formas de educação empregadas hoje – afirmou.
Historicamente, como ele mostrou, tem havido uma dupla exclusão das classes populares: por não terem acesso às universidades e por encontrarem, quando conseguem acessar, conteúdos hostis aos seus interesses e aspirações. “A universidade transmite conhecimentos das elites para reproduzir as elites”, disse.
Contra esse papel da educação hoje existem algumas experiências que podem indicar caminhos, desde a insurgência da educação emancipadora de Paulo Freire, e atualmente dentro de um contexto em que o conhecimento popular tomou mais consciência de si mesmo – nas manifestações de rua, na política, no uso das novas tecnologias, nas mídias alternativas. O FMEPop tentou reunir algumas das experiências de transformação pedagógica em universidades tradicionais, de universidades alternativas, e propostas populares de produção do conhecimento, que estarão em discussão nos três dias do FMEPop.
Participaram da primeira mesa aberta por Oscar Jara (CEAAL) e Mauri Cruz (FSM) na manhã, para avaliar o momento histórico da educação, ao lado de Boaventura, ex-reitor Naomar Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lia del Carmen Códoba Garrido (Universidad de los Pueblos), Jesus Alejandro Vera JImenez (México) e Claudia Rose (Museu da Maré).
Durante a tarde, participantes se dividem em grupos para aportar suas experiências, questionamentos e expectativas na relação entre educação popular e universidade nos temas de 1) direitos humanos; 2)cultura; 3) saberes populares, acadêmicos e de pesquisa e 4) extensão.
Por Ciranda
https://www.ciranda.net/Comeca-um-forum-para-desaprender?lang=pt_br