Na noite de sexta-feira, 22 de janeiro, o Parque Farroupilha vai sediar a Disco Xepa, com organização do grupo Slow Food Sul, dentro da programação do Fórum Social Mundial. Com início marcado para as 19h, o evento ocorre em frente Monumento Expedicionário, onde chefs vão preparar um banquete que será servido de forma gratuita ao público presente.
Disco Xepa
A Disco Xepa é uma ação que promove a redução do desperdício, uma correta distribuição e o consumo consciente de alimentos. O conceito teve início na França como Disco Soup e foi replicado no Brasil e no mundo pela rede internacional Slow Food.
Dissemina a cultura do desperdício zero e do uso integral de alimentos através de ações de conscientização. Os alimentos, coletados em feiras e estabelecimentos comerciais, que seriam dispensados pela falta de valor comercial – por motivos estéticos ou excesso de maturação –, são usados na preparação de um banquete gratuito, em local público.
Nesta edição da Disco Xepa (inserida na programação do Fórum Social Mundial com organização do grupo Slow Food Sul) que tem por lema “Desperdício zero, alimentando o planeta”, os alimentos serão coletados na Ceasa de Porto Alegre. Chefs e voluntários irão preparar o banquete na hora e servir aos presentes no local.
Sobre o desperdício de alimentos
Dados divulgados pela ONU ressaltam a importância da discussão e reflexão sobre o desperdício de alimentos. Segundo o Mapa da Fome, criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, cerca de 870 milhões de pessoas são subnutridas atualmente. O desperdício de alimentos é um dos fatores que contribui para o agravamento deste problema. Cerca de um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados – quantidade suficiente para alimentar a população que passa fome. “Um terço de todos os alimentos produzidos no mundo a cada ano, ou cerca de 300 milhões de toneladas, é jogado no lixo. A comida que jogamos fora ainda serve para o consumo humano e poderia alimentar mais de 800 milhões de pessoas no mundo”, explicou Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em artigo publicado no site da ONU em junho de 2015.
A redução no desperdício de alimentos também teria impacto positivo no meio ambiente. Ao utilizar de forma integral a produção atual se faria desnecessário o desmatamento de mais áreas para o plantio de alimentos. Além disso, o consumo de produtos locais, incentivado pelo Slow Food e por ações como a Disco Xepa, é um fator que contribui significativamente para a redução no desperdício de alimentos. A diminuição do trajeto entre produtor e consumidor só traz vantagens: alimentos mais saudáveis e nutritivos, maior aproveitamento, menor desgaste pelo trajeto e pela armazenagem, além de um menor consumo de combustíveis
Slow Food
Slow Food é uma organização internacional que almeja, para todos, o acesso a um alimento bom para os produtores, consumidores e para o planeta. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao ritmo frenético da vida atual, ao desaparecimento das tradições alimentares locais. Para o Slow Food, o alimento de qualidade é um direito fundamental de todos e, consequentemente, cada um tem a responsabilidade de preservar o patrimônio de biodiversidade, cultura e saberes, que tornam a ação de se alimentar um dos prazeres da vida. O movimento agrupa pessoas preocupadas com o meio ambiente, com a alimentação e com os processos de produção de alimentos.
Três conceitos são promovidos pelo Slow Food: o alimento deve ser bom, limpo e justo. O alimento bom é aquele que respeita a cultura alimentar local, que possui características históricas em seu preparo que se relacionam com a comunidade onde é consumido. O alimento limpo é aquele produzido de forma sustentável, agredindo da menor forma possível ao meio ambiente e com desperdício zero. O alimento justo é aquele que valoriza os pequenos produtores e os produtores locais, com o objetivo do encurtamento de cadeias – possibilitando que, com uma viagem mais curta entre produtor e consumidor esse alimento chegue com maior valor nutricional e mais saboroso.
Serviço
Disco Xepa – ação do FSM 2016
Quando: 22 de janeiro, a partir das 19h
Onde: Parque Farroupilha, em frente Monumento Expedicionário (Arco da Redenção), nas proximidades da Av. José Bonifácio.
Quanto: Gratuito