Via Abong
Construção Coletiva da Participação Brasileira no FSM2016
Aberto processo de seleção de 20 delegad@s da sociedade civil e movimentos sociais brasileiros para participarem no FSM2016-Montreal e de criação do Fundo Solidário para novos delegad@s!
No dia 14 de maio 2016 aconteceu em São Paulo uma reunião de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais sobre o processo brasileiro do Fórum Social Mundial. A reunião pode ser assistida nesses 2 links feitos pela Mídia Ninja 1 e 2, e teve como pauta:
1) Relato da reunião ocorrida em março de 2016, no Canadá, sobre a metodologia do FSM2016 e que contou com a participação de quatro organizações brasileiras integrantes do Conselho Internacional do FSM (Abong, UBM, Ciranda e Comissão Brasileira de Justiça e Paz);
2) Prestação de contas do Projeto que atualmente apoia o processo brasileiro do FSM;
3) Participação das organizações brasileiras para o Canadá em agosto;
4) Dinâmica brasileira do FSM.
Quanto à participação das organizações brasileiras no FSM2016 em Montreal, foi debatida a situação delicada da conjuntura política atual e seu reflexo nos recursos para disponibilizar a participação da sociedade civil brasileira. Decidimos apoiar a iniciativa proposta no Conselho Internacional de realizar, no Canadá, durante o FSM, um TRIBUNAL INTERNACIONAL CONTRA OS GOLPES À DEMOCRACIA no Brasil e na América Latina. Também foi colocada a pertinência de realizar, nos estados, Audiências Públicas preparatórias ao Tribunal no FSM.
Como não há expectativa de alavancarmos novos recursos, decidimos criar um Fundo de Solidariedade para que pessoas, entidades, organizações e movimentos sociais possam aportar recursos a fim de garantirmos uma participação plural e representativa do Brasil no FSM2016. O Fundo será operado através do site vakinha.com e poderá ser acompanhado por todas/os. Clique aqui para contribuir. Os recursos arrecadados serão utilizados exclusivamente para apoiar a participação de representantes das redes, movimentos e organizações populares do Brasil no FSM2016 e, para a seleção dos nomes, serão utilizados os critérios abaixo. Pedimos apoio na divulgação dessa iniciativa para garantir uma ampla participação brasileira no FSM2016.
Partimos de um pequeno recurso que possibilita a ida de um grupo de até 20 pessoas, com o apoio limitando-se às passagens. As próprias organizações, redes e processos de mobilização locais devem, portanto, arcar com as despesas de estadia e alimentação. A fim de facilitar e orientar o processo de seleção dos representantes serão considerados os critérios listados a seguir.
PARTICIPAÇÃO NO FSM2016 – Montreal/Canadá
PARTICIPAÇÃO NO FSM2016 – Montreal/Canadá
Critérios para seleção (*)
– quem necessita de apoio
– quem está envolvido na construção do FSM
– quem inscreveu atividade autogestionada
– quem pertence e representa entidade ou rede de dimensão nacional
– que a organização ou rede tenha capacidade de oferecer contrapartida/pagar despesas do(a) representante com alimentação, estadia e transporte local
– quem tem passaporte com no mínimo 6 meses de validade a partir de 09 de agosto 2016
Com relação à composição do Grupo:
– representar a diversidade humana: critérios raciais, gêneros, geração, regionalidade
– representar a diversidade temática
– participar dos comitês estaduais organizados (RS, BA, SP, AM, RN)
– integrar o Conselho Internacional
– apenas uma pessoa por organização
(*) A emissão da passagem será condicionada ao pedido de visto para a entrada no Canadá, em tempo hábil para obtê-lo.