
Representantes de diferentes organizações e movimentos sociais participaram do encontro de organização do FSResistências.
Na última quinta-feira, 22 de dezembro, as organizações e movimentos sociais envolvidos na preparação do Fórum Social das Resistências realizaram mais uma plenária de organização do evento.
O encontro contou com a presença de representantes de diferentes movimentos, como o Coletivo a Cidade que Queremos, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), a Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop, Instituto Parrhesia, entre outros, e, também, com a participação de estudantes Serviço de Assessoria Jurídica do curso de Direito da UFRGS. (Confira todas as organizações e movimentos presentes no relato de memória do encontro).
Os debates circularam inicialmente acerca de questões da programação, com proposições de atividades de diferentes temáticas, como, por exemplo, a situação dos catadores e carrinheiros após a Lei que proíbe a circulação de carroças e carrinhos em Porto Alegre. Representantes do CONIC, CONIE e do movimento dos Povos de Matriz Africana informaram também que estão articulando uma Marcha contra a intolerância religiosa.
Ainda relativo a programação, dentre as Plenárias das Resistências, que estão previstas para a manhã do dia 19 de janeiro, os movimentos Coletivo a Cidade que Queremos, o FERU, MTST e o Movimento em defesa da Fazenda Arado estão organizando a Plenária das Resistências Urbanas. As temáticas devem ser voltadas as ocupações urbanas, o direito à cidade e os chamados “grandes projetos imobiliários” que desrespeitam os territórios. Outras plenárias como a Plenária das Mulheres, Plenária de resistência sobre os direitos humanos e Plenária de Resistências e defesa do SUS também estão sendo articuladas. Estas Plenárias são inscritas com o Comitê de Apoio Local de Porto Alegre.
A questão da infraestrutura do evento também foi abordada, e, mesmo que até o momento não exista posicionamento oficial da Prefeitura de Porto Alegre a respeito da liberação para o uso do Parque da Redenção e do Auditório Araujo Viana, o Comitê de Apoio local segue na articulação e o Fórum Social das Resistências será realizado!
Foram debatidas também questões acerca da Feira de Economia Solidária e, conforme havia sido acordado, cada empreendimento ou grupo banca a sua estrutura, incentivando também o uso solidário e compartilhado das mesmas. Uma reunião foi marcada para o dia 28 de dezembro, quarta-feira, às 17h, no Fórum de Economia Solidária (R. Vigário José Inácio, 303).
Quanto a Hospedagem Solidária, ainda não houve mobilização para realização para realização do Acampamento da Juventude, visto que nesta edição não teremos aporte financeiro que não o de cada entidade e organização. A proposta é que a Hospedagem Solidária ocorra nas Ocupações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que ainda se mantiverem até Fórum Social, no caso a Fabico e o Geociência e nas ocupações urbanas, que podem receber participantes se houver um pequeno investimento em louças e colchonetes.
O próximo encontro para debater a organização do FSResistências será realizado no dia 29 de dezembro, quinta-feira, às 17h na Ocupação 20 de Novembro (Av. Pe. Cacique, 1345). Vem participar e resistir com a gente!
Confira o relato completo da memória da Plenária do dia 22 de dezembro aqui.
É assim e por esse caminho que se faz e passa a boa luta : protagonismo e o povo sendo sujeito e não objeto da política! Meus respeitos e um abraço militante. Olivio Dutra.