A CUT-RS divulgou a programação de suas atividades para o Fórum Social das Resistências, que acontece em Porto Alegre, entre 17 e 21 de janeiro, sob o mote “Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”.
“Elaboramos seminários e oficinas que dão conta do debate sobre o contexto atual”, explica o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.
Haverá uma mesa de convergência sobre formação e trabalho de base, na quinta-feira (19). Já na sexta (20) será realizado o debate “Tirem as garras dos nossos direitos – A farsa do déficit da previdência.”
“Também haverá debates sobre austeridade, comunicação e defesa da democracia. Além da ampla programação do Fórum”, conta ele.
Espaço da CUT
As atividades da CUT-RS acontecerão na Tenda da Central que será montada no Parque da Redenção. “O local será um local de encontro e referência para os dirigentes sindicais e a militância da CUT”, projeta Claudir.
A abertura desse espaço será realizada na quarta-feira (18), às 9h, com a Banda Ecos, do Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini.
Marcha de abertura
O Fórum iniciará com a tradicional marcha de abertura “Mais democracia, mais direitos”, na terça-feira (17). A concentração será a partir das 15h no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre. A caminhada seguirá até o Largo Zumbi dos Palmares, onde se prevê um ato por democracia e direitos nos povos.
“Estamos convocando todos os nossos sindicatos para participarem da marcha e se integrarem nas atividades do Fórum”, saliente Claudir.
A programação do I Fórum Social das Resistências pode ser conferida aqui.
Confira a programação da CUT-RS
17/01 – Terça-feira
17h – Marcha de Abertura, concentração às 15h no Largo Glênio Peres
18/01 – Quarta-feira
9h – Abertura oficial do Espaço da CUT – Trabalho e Luta por Direitos
Banda Ecos – Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini – Loteamento Santa Terezinha
19/01 – Quinta-feira
10h às 12h – Mesa de Convergência: Formação e trabalho de base no atual contexto brasileiro
Convidados: Frei Sérgio (Via Campesina), Maria Flôr (Secretaria Nacional de Formação/CUT), Francisco Geovane Souza (Formação Comunitária – Lomba do Pinheiro), Jairo Carneiro (Federação dos Metalúrgicos do RS e Macrossetor da Indústria), Eliane Moura (Movimento de Luta por Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras), Nana Sanches (Ocupação Lanceiros Negros), representante da FETRAF/CUT e da Ocupação Mirabel.
Promoção: SNF/CUT
14h às 17h – Plenária Nacional dos Portuários
Promoção: Federação Nacional dos Portuários
17h30 às 20h – Austeridade pra quem?
Promoção: Semapi
20/01 – Sexta-feira
10h às 12h – Debate: Jornalismo de Resistência: profissional, ético e comprometido com a democracia
Celso Schröder – Democracia na comunicação
Milton Simas – Relatório da violência contra jornalistas
Márcia Fernanda Peçanha e Jeanice Dias Ramos – Violência contra as mulheres: da invisibilidade ao espetáculo
Promoção: Sindicato dos Jornalistas do RS, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e Secretaria de Comunicação da CUT-RS
14h30 às 17h – Debate: Tirem as garras dos nossos direitos – A farsa do déficit da previdência
Convidados: Vilson Romero (Presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita Fiscal- Anfipe), Dão Real Pereira (Auditor Fiscal e Integrante do Instituto Justiça Fiscal) e um representante do Chile, para falar da experiência chilena de reforma da previdência.
Coordenação do debate: Claudir Nespolo (Presidente da CUT- RS)
18h30 – Defesa da Democracia e o Futuro da Esquerda
Convidados: Eugênio José Guilherme de Aragão (Ex- Ministro da Justiça -2016), Carlos Ominami (Ex-Senador – MIR/PS Chileno), Maria do Rosário (Deputada Federal do PT/RS) e Claudir Nespolo (Presidente da CUT).
Promoção: CUT e Fundação Friedrich Ebert
*A programação está sujeita a alterações.
Fonte: CUT-RS