A diretora Eliane Caffé participará do debate que discutirá o Cinema de Resistência. Dentre as abordagens, destaca-se: Como fazer cinema neste momento? Qual é a sua importância para a defesa dos direitos, da democracia?
Fotos: http://tinyurl.com/eraohotelcambridge-fotos
O filme ERA O HOTEL CAMBRIDGE narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.
A preparação do projeto levou dois anos e foi gerido por um coletivo que permitiu transformar todo o edifício (que é zona de conflito real) no set criativo da filmagem. Esse coletivo foi composto por quatro frentes principais: equipe de produção do filme; lideranças da FLM (Frente de Luta pela Moradia); grupo dos refugiados e núcleo de estudantes de arquitetura da Escola da Cidade. Por meio de oficinas dentro da ocupação surgiu a matéria prima para o aprimoramento do roteiro e da direção de arte. A ousadia do experimento garantiu autenticidade e força dramática ao filme.
O longa recebeu o Prêmio da Indústria – Cine en Construcción no 63º Festival de San Sebastián em 2015, e o Hubert Buls Fund 2015 – do Festival de Rotterdam
No 18º Festival Internacional do Rio de Janeiro | Première Brasil 2016, conquistou os prêmios de: Melhor montagem (eleito pelo júri), Melhor filme pelo voto popular, e prêmio FIPRESCI (crítica internacional).
Na 40ª Mostra , Mostra Internacional de Cinema, o filme conquistou o “Prêmio do Público” como melhor ficção brasileira
Foi premiado como melhor filme e melhor atriz, Carmen Silva, na 8ª edição Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé| RS,
Em 2016, Ocupação Hotel Cambridge, cenário das filmagens, conquistou o prêmio APCA 2016 – Apropriação urbana.
ERA O HOTEL CAMBRIDGE será lançado comercialmente em março de 2017 com distribuição da Vitrine Filmes.
SINOPSE: O filme ERA O HOTEL CAMBRIDGE conta a inusitada trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.
Direção: Eliane Caffé
Elenco: Zé Dumont, Suely Franco, Carmen Silva, Isam Ahamad Issa, Guylain Mukendi Lobobo, e outros
Participação Especial: Lucia Pulido
Gênero: Drama
Produção: Aurora Filmes
Coprodução: Tu Vas Voir e Apoio
Duração: 93 minutos
SERVIÇO
Dia19/01|17 (5ª. feira), às 19h, Exibição do making of do filme Era o Hotel Cambridge
Dia19/01|17 (5ª. feira), às 19h30, Debate sobre Cinema de Resistência com: Eliane Caffé, Tata Amaral, Joel Zito Araújo, Silvio Tendler.
Dia 20|01|17 (5ª. feira), às 16h – Exibição do filme Era o Hotel Cambridge
Local: R. Gen. Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre – Telefone: (51) 3433-1205
Eliane Caffé
A diretora iniciou a carreira no cinema com os curtas “Arabesco” (1990,) e “Caligrama” (1995). Em seguida, realizou os longas metragens, “Kenoma”, “Narradores de Javé”, “O Sol do Meio-Dia” e “Era o Hotel Cambridge”; todos com prêmios importantes em vários Festivais e Mostras nacionais e internacionais. Também dirigiu séries e documentários para TV. Paralelamente ao cinema, a diretora dedica-se a coordenação de oficinas audiovisuais em zonas de conflito nas cidades e no interior do Brasil.
Assessoria de Imprensa: Maria Nilda
(11) 94246 4185 | 4301 5713