Sempre Mulher promove roda de conversa sobre racismo institucional e estética negra, como símbolo de resistência
Sempre Mulher, organização não governamental do Bairro Sarandi, e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Comdim POA, participará do Fórum Social das Resistências que começa nesta terça-feira, 17, e vai até sábado, 21, em Porto Alegre.
A entidade optou por descencentralizar sua ação focada no empoderamento das mulheres e jovens negras e, igualmente, no debate sobre o racismo institucional. Para isso, vai realizar sua Roda de Conversa na sexta-feira, 20, às 18 horas, no espaço do Ponto de Cultura Kilombo da Arte, Rua Teixeira de Freitas, 183, Bairro Santo Antônio. Para a Organização esta roda de diálogos é muito importante para que todas as pessoas reconheçam o racismo, a discriminação e as intolerâncias como determinantes da precarização das condições de vida, em especial, da população negra.
Além do debate, Sempre Mulher promoverá uma oficina sobre o uso do turbante – Africanidade feminista como ato de resistência. A atividade será coordenada por Desirée Gomes, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que vê nesta elaboração dos diferentes ornamentos de cabeças, “algo com muitos significados e símbolos de resistência das mulheres negras”. O encontro “será uma oportunidade também para valorizar a estética negra e o cabelo afro e sua simbologia, como um ato político”, resume Desirée.
Reforçando:
Local: Ponto de Cultura KILOMBO DA ARTE
Rua Teixeira de Freitas,183, Bairro Santo Antônio
Dia: 20.01(Sexta -Feira) às 18 horas
Informações: 51 998949025
Acesse: https://www.facebook.com/events/1893878804179209/
Vera Daisy Barcellos – Jorn. Reg. Prof. 3.804